Buscar
  • adrianagonbueno

A ansiedade (dos pais) na adaptação escolar


“Amanhã é o primeiro dia de aula”. Quem fica mais ansioso(a)? Os pais ou as crianças?


Com o início da vida escolar, não só os pequenos experimentam um mundo novo, mas também as mães e pais fazem sua própria jornada nessa fase.


Desde "mas será que não é muito novo?" , “será que ele vai se adaptar?” até outros questionamentos, este é um período de inseguranças e ansiedades dos pais que ainda não se viram deixando os filhos em ambientes novos, com novas pessoas e que apenas é o começo de uma caminhada pela rotina escolar. Depois de feita a escolha da escola, é hora de dar início à nova jornada e se preparar para a nova rotina.


Em momentos assim, para se ter uma adaptação tranquila, é preciso confiar na equipe escolhida que, enquanto profissionais da educação, possuem experiência para articular em sala de aula a melhor maneira para as crianças se sentirem confortáveis.


E enquanto pais, é necessário trabalhar a calma, tendo em mente que, toda novidade que surge na vida da criança é na figura paterna que ela irá buscar segurança para dar o próximo passo. A ansiedade da separação existe, mas existem meios de contorna-la.


O engajamento positivo dos pais na vida escolar está diretamente ligado ao desempenho das crianças que percebem a experiência na escola como algo bom, facilitando tanto a adaptação quanto o desenvolvimento infantil.


Por isso, vale demonstrar confiança no ambiente escolar e lidar com esta etapa da maneira mais leve e calma possível, sem alarde ou comportamentos negativos, pensando no bem-estar dos pequeninos. Quanto mais seguros os pais estiverem, mais seguras as crianças estarão!


Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM 176603 RQE 79903

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo