Buscar
  • adrianagonbueno

Como ficam os filhos na separação dos pais?


O divórcio, apesar de mais debatido, ainda é um processo difícil e complicado, tanto para os filhos quanto para os pais. A separação não é necessariamente algo ruim ou traumático, então os pais devem manter o diálogo sempre aberto, para ajudar as crianças a lidarem com a situação de forma mais leve.


Ao anunciar a separação, a criança pode ficar confusa, até mesmo se sentir culpada e começar a imaginar quais mudanças isso vai acarretar em seu cotidiano. Por isso, os pais devem estar dispostos e abertos a responder quaisquer dúvidas, passando segurança para ela.


Para evitar um sofrimento maior da criança, é importante enfatizar que apesar do divórcio e da nova rotina, a criança vai continuar sendo amada.


Mas como a separação influencia na vida dos meus filhos?

O divórcio é um momento definitivo e cheio de mudanças na vida dos pais e dos filhos. Inicialmente, a criança vai ter que lidar e aprender a viver em casas diferentes (se a guarda for compartilhada), a ficar o final de semana fora, ou até mesmo a conviver com novos companheiros dos pais e a possibilidade de novos irmãos.


O que os pais não devem fazer quando se separam?

Os pais devem evitar ao máximo discutir e brigar em frente dos filhos, porque eles não precisam presenciar essas situações. Além disso, é importante que nenhum dos pais use o filho como chantagem emocional. A criança deve ser respeitada.


Outro cenário bem comum, e que deve ser evitado, é projetar suas frustrações para os filhos, ou seja, falar mal da pessoa que está se divorciando, gerando conflitos internos na criança.


Em certos casos, a criança vai precisar de um acompanhamento. É importante que os pais estejam atentos aos comportamentos dos filhos durante o processo de separação, no antes e no depois do divórcio. Se os filhos começam a apresentar queda no desempenho escolar, tristeza, falta de apetite e uma busca por isolamento, é um sinal de que de algo não vai bem e é preciso buscar ajuda de um profissional de saúde mental!


Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM 176603 RQE 7990

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo