Buscar
  • adrianagonbueno

Desmame de medicações


Planejar uma gravidez envolve uma série de estratégias para que ela seja saudável e segura para a mãe e o bebê.


Porém, para as mulheres que fazem uso de medicação para o tratamento de algum distúrbio psiquiátrico, o planejamento costuma ser um pouco mais complexo.


Isso porque, idealmente, opta-se por fazer o desmame dos medicamentos antes da gestação. Mas é preciso estar atenta: para que o desmame seja seguro, as futuras mamães precisam levar em consideração uma série de fatores, principalmente:


A sua condição é crônica ou pontual?


Quando a mulher é portadora de uma doença leve ou moderada, o ideal é aguardar o fim do tratamento para, assim, retirar progressivamente a medicação. Já em caso de condições mais graves, como a esquizofrenia ou um quadro depressivo recorrente, é preciso uma avaliação individual por parte do psiquiatra para analisar a estabilidade da paciente.


Você está estável?


É muito importante deixar a gravidez para um momento em que você esteja bem do ponto de vista do humor. Isso porque a gestação traz consigo inúmeros desafios e ainda pode ser responsável por agravar certas doenças, como a depressão.


Mas o mais importante é procurar o acompanhamento do seu psiquiatra! Só ele poderá indicar se o desmame pode ser feito com segurança.


Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM: 176603 RQE: 79903

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo