Buscar
  • adrianagonbueno

Disforia do Reflexo de Ejeção do Leite


Se sentir mal antes do leite sair? Já viveu isso ou ouviu falar sobre este sentimento? É o que chamamos de D-MER, que traduzido da sigla em inglês significa Disforia do Reflexo de Ejeção do Leite.


Há mulheres que são tomadas por sentimentos ruins antes de amamentar ou de bombear o leite. Isso pode gerar ansiedade, raiva e inquietação. Trata-se de um fenômeno fisiológico que tem relação com os hormônios da mulher. Para a amamentação, para a produção do leite, a mulher tem os níveis de prolactina aumentados consideravelmente. Com este hormônio em alta, a dopamina pode cair um pouco. Como a dopamina é associada ao bem estar, quando ela cai geralmente sentimos sintomas negativos, associados à tristeza.


A D-MER não tem a ver com depressão pós-parto ou com rejeição ao bebê, mas deve ser sempre um sinal de alerta, já que indica que o nível de dopamina da mulher está baixo. Por isso é muito importante dividir suas emoções e os seus sentimentos com a sua médica psiquiatra. Este sentimento de raiva e ansiedade que muitas vezes toma a mulher na hora de amamentar deve ser olhado e cuidado para que não ofereça riscos à mulher e ao desenvolvimento do bebê.


Gostou deste post? Encaminhe para alguém que precisa muito saber disto!


Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM 176603 RQE 79903

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo