Buscar
  • adrianagonbueno

Gestação após os 40 anos


Nós estamos vivendo mais, estamos planejando melhor nossa vida, nos dedicando ao máximo para nos tornar pessoas com estabilidade e sucesso profissional para só depois ter filhos. Mas a mulher tem um reloginho biológico?


Não existe uma idade determinada, mas a partir dos 40, as chances de uma mulher engravidar são bem menores do que quando jovens.

Assim como o coração trabalha mais quando a mulher está gestante, independente da idade, para garantir que o sangue circule bem, a mente também é sobrecarregada.

Quando a gestação ocorre em um período em que o corpo e a mente da mulher já estão em uma transformação natural, os cuidados devem ser redobrados.


Quando falamos em riscos de uma gravidez em mulheres com idade média de 40 anos, estamos indo além dos problemas físicos. A gestante desta faixa etária tem preocupações diferentes, medos potencializados e, portanto, deve fazer um acompanhamento psicológico. Assim como o risco de doenças como diabetes, hipertensão e outras doenças é maior, é maior também o risco de depressão.


A medicina está cada vez mais evoluída e oferece mais segurança para a mulher que tem mais de 40 anos e engravida. E isso também passa pelo cuidado com a mente. Por isso o pré-natal emocional é fundamental neste período!


Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM 176603 RQE 79903

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo