adrianagonbueno
Malformação ou doença fetal

As malformações fetais são defeitos na formação de um órgão (ou parte dele), ou mesmo de uma área maior do corpo do bebê ainda durante a gravidez. Estas condições podem provocar prejuízos físicos e mentais que impactam na saúde e desenvolvimento da criança.
Por isso, o diagnóstico de uma doença fetal não é fácil e repercute bastante no âmbito familiar. Como lidar com uma notícia inesperada e que vai mudar totalmente as expectativas da família?
Esta situação desencadeia, além de questões médicas, problemas psicológicos e dificuldade de adaptação para a nova realidade, ainda durante a gestação. Por isso, é tão importante que esses pais foquem na sua saúde mental. O fato de o bebê que foi tão imaginado e fantasiado apresentar algum problema provoca sentimentos de angústia e sofrimento, concomitantes à necessidade de se elaborar o luto, ainda que o feto não tenha uma morte concreta.
Durante a gestação é comum que o casal faça planos e crie expectativas de como será a criança. Quando um problema como esse é diagnosticado, há o confronto entre o filho(a) imaginado e o real. Cada casal, numa situação dessas, tem um ritmo próprio para o enfrentar e se adaptar à notícia da malformação fetal. A reação de choque, de negação e tristeza são comuns e devem ser vividas.
Não é um percurso fácil, mas eu quero que vocês, pais, saibam que não estão sozinhos. Muitas vezes, é preciso procurar ajuda médica para aceitar esses sentimentos e aprender a lidar com a nova realidade.
Dra. Adriana Gonzalez Bueno
CRM 176603 RQE 79903