Buscar
  • adrianagonbueno

Maternidade e vida profissional: a angústia da mulher moderna


Você sabia que mais de 90% das mulheres brasileiras têm dificuldade em conciliar a maternidade com a vida profissional? Isso é o que estima um estudo realizado pela Revista Crescer. Chocante, não é mesmo?


Culturalmente, é designado à mulher o papel de cumprir múltiplas funções dentro de nossa sociedade. Ser mulher é sinônimo de ser motorista, chef de cozinha, enfermeira, esposa, contadora de histórias e diversas outras funções. Tudo isso conciliando o mercado de trabalho com a maternidade.


Na prática, a gente sabe que encontrar um equilíbrio pode ser extremamente desafiador. Como dar conta de tudo isso?


Ser mãe não impede que a mulher trabalhe, e vice-versa. Os julgamentos estão presentes em todas as situações, então cada mãe precisa fazer aquilo que melhor se adapta a sua realidade e desejo. No geral, algumas dicas podem ajudar:


Planeje a sua rotina;

Se possível, dividida os afazeres e cuidados;

Invista na qualidade dos momentos junto com o filho(a);

Inclua a criança nas atividades do dia a dia;

Separe um tempo para as brincadeiras, e lembre de deixar as distrações de lado!


Eu sei que, no geral, colocar estas dicas em prática pode não ser tão simples quanto parece. Portanto, se você percebe que tem sido difícil conciliar as esferas da sua vida, e isso tem afetado a sua qualidade de vida, é importante ir em busca do acompanhamento de um profissional.


Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM 176603 RQE 79903

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo