Buscar
  • adrianagonbueno

Mindfulness na gestação


O assunto hoje é Mindfulness, um conjunto de técnicas que ajudam a mulher (e os homens também) a focar no presente, é o exercício de olhar inteiramente para dentro de si. Estas técnicas envolvem meditação, respiração e o exercício de atenção plena para o agora. “Mas doutora, como que isso pode me ajudar enquanto gestante?”


Mindfulness é uma das formas de tratamento para mulheres que estão tendo que enfrentar a ansiedade e depressão durante a gravidez, por exemplo. Na maioria das vezes, a ansiedade de grávidas e mães de bebês está ligada a medos e receios de situações que sequer aconteceram e podem nunca acontecer. A partir do momento em que a mulher, ou o casal, faz exercícios para focar no presente e assumir a condução dos seus pensamentos, ela se sente mais forte e confiante para viver a gestação com leveza, menos estressada corporal e emocionalmente por conta da gravidez, do parto ou dos cuidados com o bebê.


Em síntese, o principal objetivo é fazer com que a mulher viva as emoções do presente e não sofra por antecipação. Isso reflete diretamente na qualidade de vida da mulher, do casal e de todo o contexto social ao qual a mulher pertence.


Mindfulness é um dos aspectos desenvolvidos durante o Enxoval Emocional, seja como forma de tratamento, para mulheres que já sofrem com ansiedade ou depressão durante o período pré ou pós natal, seja como forma de prevenir o aparecimento de sintomas relacionados a estes transtornos mentais.


Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM 176603 RQE 79903

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo