Buscar
  • adrianagonbueno

Síndrome do Ninho Vazio


Já ouviu falar da Síndrome do ninho vazio?


O nome é bem sugestivo e faz referência a sensação que os papais passarinhos sentem quando seu filhote bate as asas e vai embora do ninho. Os sintomas de um ninho vazio, sem os filhos, é semelhante à dor do luto, ao acostumar-se com a nova realidade de ausência cotidiana dos filhos.


No casos das mulheres, a situação pode piorar ainda mais quando a época coincide com a menopausa, que por si só, já pode gerar sintomas emocionais importantes.


Bom, essa fase certamente chegará em algum momento na vida dos pais. Mas como lidar com isso? Veja abaixo algumas dicas:

Preencha seu tempo livre com novas atividades, busque novos hobbies e meios de entretenimento;

Participe de grupos, se uma a pessoas com habilidades e interesses em comum, tente socializar mais e conhecer novas pessoas. É sempre bom fazer novas amizades!

Não se prenda à distância física! Apesar de seus filhos terem saído de casa, você nunca deixará de ser pai ou mãe. São ciclos naturais da vida e fazem parte do desenvolvimento de cada um, afinal você já passou por isso como filho(a) também!. Fique feliz pelo crescimento dos seus!


Como saber se devo procurar ajuda profissional?

Se você estiver sentindo tristeza profunda e apatia pela vida, e se isso estiver atrapalhando sua qualidade de vida e interação com as demais pessoas é hora de buscar ajuda. É normal sentir isso por um tempo, mas se isso persistir, é preciso buscar ajuda! Você não precisa enfrentar isso sozinho!

Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM 176603 RQE 79903

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo