Buscar
  • adrianagonbueno

Solteira com mais de 35: como lidar com a ansiedade de querer engravidar.


O nosso corpo funciona de formas diferentes com o passar dos anos. Infelizmente, o tempo não é gentil quando o assunto é fertilidade feminina. No geral, consideramos que o período entre os 18 e 35 anos é o ideal para engravidar.


Isso não significa que quando a mulher chega aos 35 anos ela fica impossibilitada de gestar. Mas existem mudanças hormonais significativas que prejudicam a fertilidade feminina. As chances de engravidar vão diminuindo com o passar dos anos.


Diante dessa situação, é bem comum que algumas mulheres se sintam frustradas e ansiosas. Existe uma relação bem clara entre fertilidade e o estado emocional. Então, quanto mais ansiosa a mulher se sente, maiores as chances de dificuldades para engravidar. É um ciclo! A tristeza e frustração podem, inclusive, evoluir para transtornos graves como a depressão. Nesses casos, pode ser muito importante procurar um profissional de saúde mental.


Para aquelas que não têm parceiro(a), a produção independente é uma opção. Se ser mãe é um sonho mesmo sem ter alguém ao lado, existem maneiras de fazer com que isso ocorra através das técnicas de inseminação artificial ou fertilização in vitro.


Outra opção é o congelamento de óvulos, dessa forma, apesar de a fertilidade diminuir com o passar o tempo, a ciência permite que mulheres mais velhas engravidem de forma segura. Manter sua saúde mental em dia é um grande passo para que, no futuro, esse processo seja satisfatório.


Além disso, manter uma vida saudável e uma rotina de exercícios também contribui para que a ansiedade seja controlada.

Saúde mental e física andam de mãos dadas, cuide bem de você!


Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM 176603 RQE 79903



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo