Buscar
  • adrianagonbueno

Transtorno do estresse pós traumático pós parto


Você sabe o que é transtorno de estresse pós-traumático?


O TEPT é um transtorno decorrente de acontecimentos muito estressantes, assustadores ou perturbadores, que são frequentemente revividos em flashbacks ou pesadelos.


Ele, normalmente, acontece após o paciente ter sido exposto a condições extremas, como violência ou acidentes, por exemplo. Porém, o transtorno também pode ser desencadeado após o parto ou como consequência de algo vivido no período gestacional.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo, uma em cada 20 mulheres desenvolve a condição após o nascimento dos filhos. A principal causa é a atitude não humanizada por parte da equipe médica, na maioria dos casos. Porém, também pode acontecer por exposição a dor de maneira prolongada, mesmo que não tenha ocorrido algo, de fato, ameaçador.


Algumas mães, por outro lado, desenvolveram o transtorno ao sentirem que não estavam seguras e bem acompanhadas pela equipe. Grande parte dos casos poderiam ter sido evitados por meio de uma comunicação eficiente e suporte adequado por parte dos médicos, segundo a pesquisa.


O TEPT pode ser amenizado com o acompanhamento e tratamento adequados feitos por um psiquiatra.


Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM 176603 RQE 79903

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo