Buscar
  • adrianagonbueno

Você é uma mãe machista?







“Meu marido é um super pai, me ajudando a cuidar das crianças”. “Hoje fui surpreendida pelo meu companheiro, que fez as tarefas domésticas porque mereci”. “Menino não deve brincar com boneca, tome esse carrinho”. “É papel da sua namorada saber cozinhar, não seu”.


Se reconheceu em algumas dessas frases?


Acredite se quiser, não precisa ser homem para ter atitudes machistas!


Quando a mulher é condicionada a centralizar as responsabilidades para si, acreditando que “cuidar da casa, educar os filhos, etc é coisa de mulher”, ela está sendo machista e, consequentemente, transmitindo uma cultura machista aos seus filhos.


Quando a esposa assume que os cuidados com a crianças devem ser exclusivamente maternos, e que o marido “está ajudando”, também há machismo envolvido.


Isso porque, tanto as atividades domésticas quanto os cuidados com os filhos devem ser compartilhados por ambos, em responsabilidades equivalentes! Claro que cada casa tem uma dinâmica de divisão de tarefas, mas o mais comum é a famosa jornada dupla, o trabalho fora e dentro de casa sob a responsabilidade da mulher.


A casa é dos dois, os filhos são dos dois, as responsabilidades são dos dois, porque a vida é a dois. Então, por que tanta gente trata a educação dos filhos como “coisa de mulher”?!


Esse tipo de pensamento existe por conta do condicionamento, repassado de geração em geração. E assim, de tanto ouvir e repetir, a mulher internaliza como se de fato fosse assim, mesmo que ela passe a discordar desse tipo de padrão.


As composições familiares mudaram, a individualidade, a co-dependência, o mercado de trabalho, tudo assumiu novos eixos. É preciso cobrar da gente responsabilidade com a equidade, para não continuarmos perpetuando uma cultura machista!


Seja uma mãe consciente de seu papel formador! Seja um pai consciente do seu papel formador! Homem e mulher são diferentes sim, mas seus papéis sociais, como pai, mãe, profissional, marido e esposa devem caminhar em sintonia!


Dra. Adriana Gonzalez Bueno

CRM 176603 | RQE 79903

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo